quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ÁGUA VIVA

Esse é o nome do livro da Clarice Lispector onde está o poema em forma de prosa que a atriz Daniela Escobar (a Suzana) da novela "A vida da gente" leu dia desses:

"A violeta é introvertida e sua introspecção é profunda.  Dizem que se esconde por modéstia.  Não é.  Esconde-se para captar o próprio segredo.  Seu quase-não-perfume é glória abafada mas exige da gente que o busque. Não grita nunca o seu perfume.  Violeta diz levezas que não se podem dizer." (Água Viva - Clarice Lispector - Rio de Janeiro: Rocco, 1998, pg. 57).

Talvez seja isso "esconde-se para captar o próprio segredo".  Que fiz esses dias, parte do sumiço se deve a isso. 

A outra parte, a técnica é que minha Janome 4100 pifou, foi para o conserto semana passada.  Constatou-se que um fuzível queimou.  Que não tem esse fuzível disponível para troca imediata. Que só chega começo do mês. 

Acho que me saí bem nas justificativas né?...rs...rs...

Mas é isso pessoal, juntou as duas coisas, mais calor, leseira, desânimo e cansaço, não tá saindo quase nada.  Quem manda costurar o carnaval todo né?  Agora aguenta a ressaca.

(Ainda sobre o livro Água Viva:  a autora fala ainda das rosas, dos girassóis, do cravo, da sempre-viva, da tulipa, do jasmim, dama-da-noite, vitória-régia e muitas outras.  Particularmente, tirando essa parte que ela fala das flores,  não gostei do livro não.  Acho que a Clarice não estava num dos melhores momentos da sua vida quando o escreveu, mas Clarice é Clarice né!)

Bjs

4 comentários:

  1. Maristela o jeito é ficar pensando nos projetinhos que sua Janome irá costurar quando chegar novinha em folha! bjs Nina

    ResponderExcluir
  2. Bom que o estrago na Janome não foi dos maiores, não é? Que susto, hein? Gostei das violetas da Clarice. Obrigada por compartilhar.

    Beijos,

    eneida

    ResponderExcluir
  3. Querida Maristela, estou com saudades!
    Fico muito feliz quando encontro um comentário seu e, mais feliz ainda, quando venho aqui e vejo suas artes! (Tentei fazer uma necessaire que lembrasse a sua, mas... lembrança não mandou nem lembrança! rsssssss)
    Que pena o que aconteceu com a máquina, mas já deve estar chegando, tranqüilize-se!
    Quanto à Clarice, bem ela é o nosso lado meio down, vc não acha? Claro que um down poético e, como vc disse, Clarice é Clarice!
    Bjsssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, vc, mesmo de "ressaca CArnavalesca, leseira" ou o que quer que seja, é sempre ótima! Divirto-me demais com suas postagens, parece que estou te ouvindo falar, tamanha a naturalidade com que vc escreve. Clarice tem um quê de tristeza, de profundidade, de sabedoria. Sempre Clarice.
    Espero que sua Janome chegue logo. Teus trabalhos estão lindos, adorei as necessaires, adorei o porta lenço mágico que aprendi com vc hoje, adorei as violetas...adoro tudo por aqui, mas o que mais adoro é poder chamar de amiga uma pessoa como vc. Beijão
    Renata

    ResponderExcluir