quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A CRIANÇA CRESCEU E EU NÃO VÍ


Ainda estou tentando me acostumar com essa vida de mãe de vestibulando.  Olha, posso garantir que não é fácil não.

O moleque estuda, estuda, estuda.  Presta vestibular, ENEM e de repente passa.  E aí? Como assim “meu bebê” morar longe, muito longe.  Sem ninguém para lhe acordar pela manhã, sem ninguém para pensar e fazer seu almoço.  Sem ninguém para ir ao supermercado comprar as  porcarias que está acostumado a comer? 

Difícil? Acho que é mais para a mãe do que para a “criança”.

Onde será que eu enrosquei  e não percebi que a “criança” cresceu. Já sabe se limpar sozinha, já consegue sobreviver sozinha, já se alimenta com as próprias mãos e só come aquilo que lhe agrada o paladar?

Difícil saber.  Talvez a prepotência e os poderes da mulher maravilha que imaginei um dia ter sempre se fizeram presente na minha imaginação.  Pura imaginação mesmo.

É hora da separação.  As preocupações são muitas. Vai  desde : se alimentará direito?  Dará conta do seu novo lar?  E se chover?  E se fizer muito sol?  Se adaptará a nova cidade?  A nova vida?  Ao novo tudo?  Gostará do curso que escolheu?

No caso específico o que dá uma certa tranquilidade é que todas essas preocupações e mais uma porção de outras, ficam pequeninas a hora em que vejo a certeza e a coragem que o rapazinho (não é mais criança) tem. 

Tá que tudo ele acha fácil, descomplicado, mas o que mais me acalma é essa segurança que ele me transmite.  Essa certeza faz com que todas as minhas dúvidas pareçam coisas de mãe galinha choca. 

E nisso ele está certo.  Não há outro jeito de ser feliz senão correndo atrás dos seus, dos seus objetivos. Com toda a coragem do mundo. Mesmo que geograficamente o sonho esteja a quilômetros e quilômetros de distância.

Afinal, não é só de arroz e feijão que o ser humano precisa para ser feliz.

3 comentários:

  1. ai minha querida, o que dizer a você?
    não é fácil, eu sei, mas também não é tão dificil quando a gente conhece a cria.
    mães que se descabelam é porque conhecem muito bem a cria.
    e mães tranquilas (seu caso) também conhecem muito bem sua cria.
    saudade e noites de insônia são normais, desespero e medo não.
    voce fez tudo o que poderia fazer até agora.
    chegou a hora de perceber que fez bem feito!
    beijos e boa sorte (voce terá)

    ResponderExcluir
  2. Ai se fosse eu também surtaria, srrs

    Mas acho que essa é a tendência né ?
    Cada vez mais cedo os filhos batem suas asas em busca dos seus sonhos !!
    E ás mães resta ficar com o coração pequeninho, mas amanhã cheio de admiração e orgulho..

    força ai amiga, rsrs

    bjus 1000 lindona !!

    ResponderExcluir
  3. Oi Maristela, é a Vi,para mãe sempre é difícil, mas é bom que os filhos aprendam a andar com as próprias pernas, vá adquirindo responsabilidades, para assumirem responsabilidades maiores..
    O maior problema que os adultos de 30 anos enfrentam hoje é não conseguirem ser independentes, viverem na dependência dos pais, inclusive financeiramente..
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir