quarta-feira, 13 de novembro de 2013

DICAS DE LEITURA

Só para não dizer que não apareci por aqui esta semana...

Dias 22 e 23 de novembro as Baunilhetes farão o tradicional bazar de final de ano na Vila das Artes.  Imagina uma pessoa que ainda não tem nada pronto... pois é, tudo que faço acaba indo embora e ai já viu né...

Desespero total.  Calor infernal.  E devo confessar, travamento total.

Faço, faço e faço e não rende, não vira, então, nos intervalos estou lendo, lendo bastante.

Um dos livros que li e gostei bastante é "O pão da amizade" que a Lia e a Vi comentaram lá no blog Tacho da Pepa.  Um romance encantador que não dá vontade de parar enquanto não terminar... (Obrigada meninas pela dica).

Da Martha Medeiros li quase todos:  Topless, Crônicas do cotidiano e estou terminando o último dela  "A graça da coisa".  Gosto dos livros dela pois são contos/crônicas curtas, que dá para parar de ler quando quiser, sem perder o fio da meada.

Li também um bonitinho mas meio auto ajuda "As cinco linguagens do amor" de Garcy Chapman. Reli "A águia e a Galinha uma metáfora da condição humana" do Leonardo Boff.  Quando li este livro pela primeira vez a alguns anos atrás adorei.  Achei que ele se encaixou direitinho à minha condição, agora, quando reli, parece que já não me empolguei tanto.  Mas super recomendo para quem nunca o leu.

E agora estou lendo "O pé de Jaipur " de Javier Moro.  Não sei nem o que dizer a respeito, só sei que mexeu bastante comigo.

Rapidinho sua sinopse:  "Em 1984, o jovem Christope sofre um acidente grave e se torna tetraplégico.  Aos vinte e um anos de idade, e em apenas um minuto, todas as suas bases de vida desaparecem. Apesar de sua situação parecer irremediável e de todos os diagnósticos fatais dos médicos, Christophe se transforma em um exemplo de superação e de força.  O jovem não desiste de transformar cada dia em um pequeno milagre, e ao conhecer Song, um sobrevivente do Khmer Vermelho, em uma clínica francesa, os amigos tecem uma história emocionante de conquistas.  Javier Moro narra com sua detalhada pesquisa a jornada verídica daqueles que enfrentam a prisão do corpo, mas preservam a mente livre para voar".

Junto com O pé de Jaipur, também estou lendo "A filosofia explica as grandes questões da humanidade", de Clóvis de Barros Filho e Júlio Pompeu.  Ví uma entrevista do Clóvis de Barros Filho no Jô Soares e adorei o jeito dele.  Marido comprou o livro e eu é que estou lendo.  Esse não é o tipo de livro que dê para ler muito rápido igual aos romances.  Requer um certo esforço e pensamento, mas bastante necessário para os dias atuais.  Clóvis de Barros Filho escreve os quatro primeiros capítulos que tratam sobre:  Ética, moral, liberdade e identidade.  Júlio Pompeu escreve os outros quatro: Poder, dominação,  a justiça e a lei,  e, virtude.

Isso sem falar na Clarisse Lispector.  Minha preferida.  "A descoberta do mundo", foi o último que lí dela.  Fico me perguntando como é que ela pode condensar em palavras tanto sentimento?  Onde encontrou vocabulário para tanto?  Impressionante e está perdendo quem nunca leu nada dela.

Bom então é isso, acho que está meio que explicado o porque das costuras não renderem tanto né?  Mas a cabecinha não para não, está a mil...

(Desculpem não colocar fotos mas é que estou com problemas técnicos).

Bjs e até qualquer hora.

2 comentários:

  1. Afffffffffffff, virou uma biblioteca ambulante ?? rsrsrs
    Tá parecendo algumas pessoas que conheço, rsrsrs

    O pão é uma fofura não é ?? E eu penso no Clube de vocês e imagino que deva ser quase o mesmo esquema, pena que aqui todo mundo mora tão distante, senão eu adoraria ter um clube assim também...

    Os da Martha eu li alguns mas não lembro dos títulos, rsrsrs
    Os outros vou precisar procurar na biblioteca, se bem que acho que já li algo do Javier Moro... não sei não, srrs

    Agora, livro prá pensar ?? Ai não tô podendo, rsrsrs o Tico saiu de férias e só ficou o Teco em casa, daí já viu ...

    Volta prá máquina mulé !!!! srrsrs

    bjus 1000 querida e um finde maravilhoso prá ti

    ResponderExcluir
  2. Maristela, acho que estou no mesmo dilema que você: ler e pensar ou pensar e costurar???? hahahahahha! Com o enxoval da Laurinha pra terminar, comecei a ler dois livros: "O minimo que é preciso saber para não ser um idiota", do Olavo de Carvalho e "Subliminar", do Leonard Mlodinov. To pirando, amiga!!!! Mas acho que os livros nos acrescentam muito. Alguns tem o condão até de mudar o nosso modo de ver certas coisas. Também adoro Clarice Lispector, apesar de achá-la triste. Penso que ela teve o dom de ler a alma humana diante de certas circunstâncias. E parece que a cada leitura, ainda que seja da mesma obra,temos uma interpretação diferente, que varia conforme o nosso próprio estado de espírito. Muita, muita saudade de todas vocês! Beijos!

    ResponderExcluir