terça-feira, 10 de junho de 2014

A Bolsa Amarela

Nesse último domingo (lembram que disse que aqui em casa domingo é dia de ir na livraria?) pois é, esse  que passou não foi diferente.

Na verdade vamos eu e marido passear, mas não aguento, sempre acabo trazendo alguma coisa para casa. Eu e ele e ultimamente ando pior do que ele que adora livros.

Dessa vez  o livro escolhido foi A BOLSA AMARELA, de Lygia Bojunga.



Nunca tinha ouvido falar sobre o livro, sobre a autora e muito menos sobre a história.  AMEI!!!

Li rapidinho, cerca de uma hora e meia, mas ao mesmo tempo que é  uma história para o público infanto-juvenil, meio bobinha, dá show se soubermos interpretar...

A autora é carioca mas vive em Londres pois é casada com um inglês.  Foi reconhecida internacionalmente, recebendo, entre outros, o mais tradicional prêmio na área da literatura infanto-juvenil.  Foi vinte vezes premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.  Recebeu em 2004 o prêmio Faz Diferença, outorgado pelas Organizações Globo e o prêmio ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award), a maior premiação mundial jamais instituída em prol da literatura para crianças e jovens, criado pelo governo da Suécia.  Em resumo, a mulher é muito boa. Já escreveu mais de 20 livros.

A Bolsa Amarela foi escrito em 1976, (onde ele estava ou eu estava que não nos cruzamos antes?kkkkk).

"A BOLSA AMARELA" é o romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela) - a vontade de ser gente grande, a de ter nascido menino e a de se tornar escritora.  A partir dessa revelação - por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio "criança não tem vontade" - essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias.  Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa."

Diria que é uma leitura que serve para todas as idades.  Trata de perrengues que todos nós temos:  correr atrás dos nossos sonhos, não achar que se está velho demais para investir em algo novo, etc.  Vale a pena.


5 comentários:

  1. Também já li esse livro. Acho que li todos os livros da Lygia. Chegamos a encenar um de seus livros com crianças do bairro e alunos da Faculdade lá em TL. Têm muito a dizer a todas as idades.
    Beijos,
    Eneida

    ResponderExcluir
  2. Daí que estou tão atrasada nas visitas, que fui lendo post por post, srrssrrs

    Eu nem falo mais nada, vc só escondia o ouro com aquela conversa que não fazia nada, patati patátá né ?? Hum, é uma artista de mão cheia ...

    Assisti aquele filme, e vamos combinar é muito engraçado (fora que o cara é muito gatoooooooooo, srsrrsrs)

    Adoro seus coments no blog, de verdade sinto como se nos conhecessemos há tempos, obrigada pelo carinho de sempre !!!

    Bjus 1000 lindonaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. Ah, e não li esse livro, mas adorooooo esses livrinhos infato juvenis, srrsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi Maristela, é a Vi, eu não tenho problemas com livros infantis, assisto até hoje o Sitio do Pica-Pau amarelo..
    As vezes é muito melhor ler um livro infantil, onde ainda se tem a moral da historia, ou uma fantasia, do que ler certos livros adultos.
    Fiquei curiosa com esse livro.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  5. Oi Maristela, é a Vi, você fazendo tantas artes no clubinho, pensei que tinha novidades por aqui..
    Bom fim de semana,beijos,Vi

    ResponderExcluir