domingo, 27 de maio de 2012

BOLO PUDIM

Olhem isso:






Ví esta receita no facebook ontem, gentilmente descrita pela Feliciana, da cidade de Mourão, Portugal.  Não resisti e corri para a cozinha fazer, uma vez que percebi que não era nenhum bicho de sete cabeças.

Ficou muito gostosa, marido e filho mal deixaram eu fotografar (vejam que só tem ela já sem um pedaço....kkkk).

É fácil de fazer e vai somente ingredientes que geralmente temos em casa.

Para quem quiser fazer, aí vai a receita:


BOLO PUDIM



Bolo:
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de manteiga (150 gramas)
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos inteiros
3/4 xícara (chá) leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Pudim:
1 lata de leite condensado
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
4 ovos inteiros
2 colheres (sopa) maizena

Caramelo:
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo:

Para o caramelo, coloque o açúcar em uma forma de buraco no meio de 25 cm de diâmetro (eu usei uma redonda sem buraco, que foi o que a Feliciana usou também) e leve ao fogo baixo, sem mexer até derreter o açúcar e formar um caramelo (cuidado para não deixar queimar senão fica amargo).
retire do fogo, espalhe o caramelo por toda a forma e deixe esfriar.
Para o bolo, bata todos os ingredientes na batedeira, menos o fermento, até ficar homogêneo.  Adicione o fermento e misture delicadamente com uma colher.  Coloque a massa na forma caramelada e reserve.
No liquidificador, bata todos os ingredientes do pudim por 2 minutos.  Despeje devagar e com cuidado sobre o bolo e leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 1 hora.  (Meu forno é grande então deixei por quase 1 hora e trinta minutos).
Retire do forno, deixe esfriar e leve a geladeira por 4 horas.


Eu também fiquei com água na boca, por isso é que fiz.

Vai lá na cozinha menina, prepara um desses e depois me conta.

Bjs e boa semana a todas nós.




3 comentários:

  1. Oi, Maristela,
    não é esse que a massa sobe e o pudim desce? Penso, vendo a foto que é!
    Aprendi a fazê-lo há muito tempo atrás (nem vou contar quanto tempo! rssssssssss)
    Bjssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus, lá vou eu pra cozinha fazer bolo (ou pudim?).
    Isso tá com uma cara muito boa, eu não vou resistir.
    Depois conto como ficou.
    Beijos querida, tenha um lindo dia.

    ResponderExcluir
  3. Parece delicioso, Maristela. Quando eu chegar em casa, vou tentar fazer. Parece uma delícia.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir