quarta-feira, 29 de junho de 2011

A SAGA DA SOPA

Gente, aqui em casa não são todos que gostam de sopa. 

O filho mais novo não toma NENHUM tipo.  Pode fazer de macarrão, de feijão, de legumes, canja, de fubá, de mandioca, em fim, não toma, não toma e não toma.

O mais velho topa tudo:  não mexeu ele "traça".

O marido é meio termo.  Dependendo da cara ele encara, mas desde que tenha "sustância".  Só caldo, sem algo "mastigável" no meio, não serve.

E eu, adoooooooooro sopas e caldos.  E descobri que adoro fazer também (até que em fim estou me encontrando dentro da cozinha)....rs....rs....Ainda bem que o inverno é curto....rs...rs...

Então ontem à noite encasquetei e resolvi que queria fazer e tomar uma sopa de fubá.  Não sei se sonhei ou ví em algum lugar essa tal sopa de fubá com  calabresa e couve.  Bom, já imaginava mais ou menos como seria, mas nada melhor do que recorrer ao mestre google e perguntar:  sopa de fubá com couve e calabresa.

Fácil, fácil. A primeira receita que apareceu lá imprimi e fiz.  Eu e o filho mais velho nos esbaldamos.  Marido comeu sem muita empolgação, o mais novo, nem provou.

Ficou uma delícia.  E para acompanhar tinha uma taça de vinho do Porto.  Precisa de mais alguma coisa?

A receita pede 100 gramas de couve picada fininha (o ingrediente mais difícil da receita) mas nada que uma corrida ao supermercado não dê jeito.  Aqui (graças a Deus) tem a couve lavadinha, picadinha, prontinha para ir para a panela ou saladeira.

Então a receita é:

Alho amassadinho, 1 cebola picadinha, 1 linguiça calabresa, 6 copos de água, quatro colheres de sopa de fubá dissolvido em um copo de água, sal.

Refoga-se o alho, a cebolha e a calabresa.  Coloca-se os 6 copos de água.  Quando estiver fervendo acrescenta-se a couve.  Quando estiver fervendo de novo, coloca-se o fubá dissolvido na água.  Quando levantar fervura deixe mais 5 minutos no fogo.  Pronto.  Manjar dos deuses.

Antes de ontem fiz uma com bastante "sustância":  macarrão, legumes e feijão. Não sobrou nem uma colheradinha...

Se esse inverno não acabar logo, não quero nem olhar para a balança no final dele.

Bjs e bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário