sexta-feira, 24 de junho de 2011

PRODUÇÃO A MIL: TOALHA DE MESA

Faz tempo que estava querendo testar essa técnica de "toalha de mesa".  Abri meu armário de tecidinhos, medi uma mesa pequena que tenho na minha cozinha (80cm X 1,00 m) e mandei bala no corta, corta.

Sabe aquele desespero para começar e acabar logo o projeto para ver se dá certo?

Pois é... foi assim que dei início a tal toalha.

Escolhi dois tecidinhos de maçã que achei lindos.  Juntos então ficaram mais lindos ainda.

Porém, o que eu não contava (e só me dei conta depois de começar a cortar) é que do tecido mais claro, só tinha 0,50 cm.

Daí dá aquele desespero, fico com aquela cara de "viu?  porque não faz um projeto antes?  Porque não mede antes? Etc e tal!"

Mas no final tudo deu certo.  Não saiu só quadrados como eu planejava, mas deu tudo certo e achei que ficou lindinha!!!!



O tecido mais claro é de arrasar né?  Amei.




A técnica é a seguinte:
Na hora de fazer as costuras de emenda, coloca-se avesso com avesso.  É isso mesmo, as costuras ficam no direito.  Depois passa-se a ferro abrindo-se as costuras. E aí tcharammmmmmmmmmm: costura-se viés (esses comprados prontos) sobre as costuras.

Super legal e o mais interessante:

O Avesso fica assim.  Isso mesmo, sem "rebarbas" de costuras (pois ficaram sob o viés, pelo direito) e o mais interessante ainda, não precisa colocar manta nem forro.

Achei legal porque geralmente toalha de mesa usa-se e lava-se muito.  Não gosto de usar no dia a dia, toalhas grossas pois além de serem mais difíceis de secar, eu acho que ficam "esquisitas".  Toalha tem que ser prática.

Gostaram da idéia?  Pois é facinho de fazer, só o que precisa é dos tecidos e um rolo inteiro de viés.  Dependendo o tamanho da toalha e do tanto de costuras, vai precisar até de mais viés.  Ah, eu usei o viés mais largo.

Bjs.  quem fizer, manda a foto pra eu ver.

2 comentários:

  1. Maristela querida,

    Obrigada pela dica. Estou fazendo uma toalha para minha filha e, enquanto aplicava os cupcakes, estava quebrando a cabeça para saber como ia emendar as partes da toalha. Você me deu a solução perfeita. Fiquei até mais animada para terminar logo a toalha.
    A sua ficou linda!!!

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  2. Olá Maristela,

    Menina "PRENDADA"é outra coisa!!
    Que dica maravilhosa e inteligente!!
    Ainda vou conseguir fazer peças em PATCHWORK, tenho pesquisado e cada hora fico mais encorajada a começar!
    Se errar é só ter paciência, o importante é tentar, não é mesmo??
    Beijão e muito obrigada pela ajuda.
    Regina Coeli

    ResponderExcluir